sábado, 31 de dezembro de 2011

Mochilaço 2011



 Aconteceu na Bahia o primeiro "Mochilaço Universitário", organizado pelos Jesuitas da Província do Nordeste, entre os dias 21 a 25 de dezembro, nas cidades de Capim Grosso, Jacobina e Salvador.
  Como nossa Paróquia é administrada pela Companhia de Jesus, enviamos: Roseane Maria, da Comuniade de N. Sra. da Bondade, para participar deste momento de Espiritualidade Inaciana, junto com outros jovens que fazem parte das obras da Companhia de Jesus.


Partilha de Roseane:

"O Moclilaço me proporcionou um encontro profundo com Deus, através dos momentos de oração, partilha, silêncio e comtemplação. Foi maravilhoso sentir a presença Divina em todos os momentos do encontro. No Mochilaço, pude com fé e alegria, preparar como presepio o meu coração para acolher o Menino Jesus. Voltei para casa com o coração cheio de saudades de tudo que foi vivido no mochilaço, das pessoas, dos momento e dos lugares. E mais... no Coração um profundo desejo de mudanças e com minha fé revigorada, tendo o Senhor Deus como apoio, refugio e fortaleza na minha vida e nas minhas bucas"

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

MAGIS- 2013



MAGIS 2013 - O Magis é um encontro de jovens inacianos que acontece no mesmo local onde é realizada a Jornada Mundial da Juventude. Neste encontro, além de conhecermos jovens do mundo todo, temos a oportunidade de rezarmos juntos, partilharmos nossas vidas, anseios, desejos... somos enviados em missão nas diversas realidades sociais. E entre as muitas formas de rezar, nos colocamos, como Inácio de Loyola, no caminho.



sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Congresso Natalino Segundo dia


   
    Nesse segundo dia de nosso Congresso Natalino contamos com o numero de jovens maior do que o primeiro dia. Tivemos oficina de Reciclagem com professora e catequista Ivete e logo após o nosso velho e bom lanche, e depois apreciamos como Palestra de Religião do Padre Roberto Carlos "Um velho amigo nosso".
Ass: Filipe Xavier
Coord. do Evendo







quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Congresso Natalino






   Teve inicio nesta quarta-feira (21) o nosso tão esperado "Congresso Natalino", pelo qual participaram um numero já esperado de jovens, das Comunidades do Sagrado Coração de Jesus, Santa Terezinha, São Sebastião, São João Batista, Nossa Senhora da Auxiliadora, São José e Santa Rita de Cássia. Nesse primeiro dia iniciamos com a oficina de dança com os professores, Belinha e Irlan, com ritmos variados como forro, zouk, samba de gafieira, musicas dos anos 80 e finalizamos com swingeira. Logo após á oficina uma breve pausa para o lanche. Depois começamos o nosso segundo momento com uma palestra fascinante sobre cultura Afro-brasileira com mestre Azulão.


Ass: Filipe Xavier 
Coord. do evento

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Vicariato Olinda

  "Vicariato Olinda organiza programação para receber Cruz da JMJ e Ícone de Maria"


  A juventude do Vicariato Olinda está convocada: todos e todas são chamados a participar da recepção da cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e do ícone de Maria, ícones peregrinos da JMJ que passam em nosso vicariato no dia 17 de 2012. A programação já está praticamente fechada, faltando apenas os últimos detalhes e ajustes. Os grupos, movimentos e pastorais de juventude das paróquias localizadas nos municípios de Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma, Itamaracá e Araçoiaba devem ficar atentos e participar ativamente desse momento de fé e alegria.
 
  Os ícones peregrinos chegam a Pernambuco no dia 15 de janeiro. No dia 16, uma programação especial foi programada na realização do Bote Fé. A programação festiva inicia às 12h, com missa no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no bairro da Boa Vista, centro do Recife. Em seguida, a Cruz da Jornada e o Ícone de Maria seguem em procissão para a Praça do Marco Zero, no Bairro do Recife, onde será realizada a apresentação de grupos católicos e culturais.

   No Vicariato Olinda, a passagem inicia na manhã do dia 17. Os símbolos peregrinos da JMJ chegam, por volta das 8h, no presídio Barreto Campelo, em Itamaracá, onde será realizada uma celebração organizada pela Pastoral Carcerária, Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) e outros grupos e movimentos católicos. De lá a cruz e o ícone passam pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funasa), em Abreu e Lima, para um momento de oração e espiritualidade junto aos jovens e adolescentes em conflito com a lei.
“É importante lembrar o mundo juvenil que está preso, dos jovens que por diversos motivos tiveram sua liberdade cerceada. Há problemas de diversas naturezas nessa realidade, que passam pela violência, pelas drogas, pela exclusão social, pela falta de oportunidade, entre tantos outros. A Igreja está atenta a esse universo e é essa mensagem que queremos transmitir a esses jovens e à sociedade”, ressaltou o padre Sandro Corazza, vigário episcopal do Vicariato Olinda. O vigário destacou ainda a dificuldade de organizar uma programação que contemplasse todo o Vicariato Olinda, composto por 21 paróquias de 7 municípios diferentes. “Ficaria difícil contemplar todas as paróquias, grupos e movimentos num intervalo de tempo tão curto, por isso tivemos que priorizar áreas centrais do Vicariato”, frisou.
Os símbolos peregrinos da JMJ seguem para Olinda, por volta das 12h. Das 14h às 16h, serão realizados diversos momentos de oração e de espiritualidade, na Praça de Nossa Senhora do Carmo. Grupos musicais e artísticos se apresentam na ocasião, que também terá a celebração do Terço da Misericórdia na programação.

  À noite, a cruz da JMJ e o ícone de Maria partem para Paulista. Lá, a partir das 19h, será realizada uma celebração litúrgica e shows com grupos católicos na Igreja de Santa Isabel, localizada no Centro da cidade. Em seguida, os ícones ficam na igreja para um momento de vigília e adoração, que deve se estender até por volta das 3h da manhã do dia 18/01, momento em que a cruz e o ícone de Maria serão encaminhados para o Vicariato do Cabo, no Cabo de Santo Agostinho.

   “Todos os jovens dos grupos, movimentos e pastorais do Vicariato Olinda devem participar ativamente desses momentos. Todos e todas estão convocados a dar a sua contribuição para que esses momentos aconteçam da melhor forma possível, e com a maior participação da juventude”, afirmou Anderson Fernandes, da Comissão da Juventude do Vicariato Olinda.



  PROGRAMAÇÃO DA CRUZ DA JMJ E DO ÍCONE DE MARIA NO VICARIATO OLINDA

8h – Penitenciária Barreto Campelo (Itamaracá)

10h30 – Fundação de Atendimento Socioeducativo – Funasa (Abreu e Lima)

14-16h – Praça Nossa Senhora do Carmo (Olinda – Sítio Histórico)

19h – Igreja de Santa Isabel (Paulista Centro)

* Vigília e adoração até por volta das 3h do dia 18/01, em Paulista.

 

Vicariato de Olinda agora tem um site: www.vicariatoolinda.org

"Acesse e fique por dentro das novidades de nosso Vicariato"

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011


PROGRAMAÇÃO DAS CELEBRAÇÕES DURANTE O CICLO NATALINO 2011



          Noite de Natal 
    dia 25/12/11
   
           18:00h     Capela de N. Sra. Auxiliadora                      
           19:00h     Capela do Divino Espírito Santo
           19:00h     Capela de Sto. Inácio de Loyola
           19:00h     Comunidade de Sta. Rita de Cássia
           19:00h     Capela de Sta. Terezinha
           20:00h     Capela de São João Batista
           20:00h     Capela de N. Sra. da Bondade
           21:00h     Igreja do Sagrado Coração de Jesus

       Dia do Natal do Senhor
   dia 25/12/11 

          07:30h      Capela de Cristo Rei
                  08:00h      Capela de N. Sra. do Carmo
          09:00h      Capela de São Miguel
          17:00h      Igreja do Sagrado Coração de Jesus
          17:00h      Capela de N. Sra. Aparecida
          19:00h      Capela de São Sebastião
          19:00h      Capela de Sto. Antonio de Pádua
          20:00h      Capela de São José

Oitava de Natal   
dia 29/12  16:00  Comunidade N. Sra. da Esperança 

Sagrada Familia
dia 30/12  19:00h  Igreja do S. C. de Jesus 


                          Oitava de Natal
dia 31/12  20:00h  Capela de Sta. Rita de Cássia
dia 31/12  20:00h  Capela de N. Sra. da Bondade 
dia 31/12  20:00h  Igreja do Sagrado Coração de Jesus

Solenidade santa Maria Mãe de Deus


      07:30h         Capela de N. Sra. da Salete
      09:00h         Capela do Divino Espírito Santo 
      17:00h         Capela de Sta. Terezinha
      17:00h         Igreja do Sagrado Coração de Jesus
      19:00h         Capela de Santo Antonio de Pádua
                                 ..


Jornada Mundial da juventude Rio 2013

CONFIRMADA DATA DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE NO RIO EM 2013

A Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 será de 23 a 28 de julho de 2013, informou o setor de comunicação da JMJ.
A data oficial foi decidida durante a reunião entre o Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), que é o Comitê Organizador Central da Jornada, e a comissão do Comitê Organizador Local (COL) do Rio, que está em Roma desde ontem.
O Comitê local é formado pelo presidente da comissão e arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, dois bispos auxiliares que acompanham mais diretamente a Jornada, Dom Antônio Augusto Dias Duarte e Dom Paulo Cezar Costa, monsenhor Joel Portella Amado, da coordenação geral, e os padres Márcio Queiroz, responsável pela Comunicação, e Renato Martins, responsável pelos Atos Centrais.
O Comitê do Rio está em Roma para tratar de diversas questões sobre o evento, inclusive a escolha pela logomarca.

Ir. Bira, SJ

 Homenagem que Ir. Bira, Sj recebeu dos alunos do Liceu-Nóbrega, por ocasião de sua despedida e ida para Fortaleza.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Siga o Bote FÉ!!!



O Bote Fé Recife está sorteando CDs católicos diariamente até o dia 16 de janeiro através do perfil no Twitter @boteferecife. Até atingirmos a marca de 500 seguidores, o sorteio será feito apenas para os novos seguidores. A partir daí, todos estarão concorrendo.
Não perca tempo e indique o @boteferecife para os seus amigos, pessoas do seu grupo/paróquia e familiares. Vamos criar uma grande rede de fé. Lembrando que o Bote Fé Recife será realizado no dia 16 de janeiro de 2012, no Marco Zero.
Inicialmente, os sorteios de CDs serão da Dupla DDD, Paulo Deérre, Fabiana Paula e bandas Hallel e Archangelus. Participe e indique o @boteferecife.
Acompanhe o Bote Fé Recife na Internet:


Twitter: @boteferecife
Facebook: http://www.facebook.com/#!/groups/305156482831611/
E-mail: contato@boteferecife.com.br
Site: www.boteferecife.com.br

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Quase um milhão de pessoas homenagearão a Imaculada Conceição


Durante os próximos dez dias os olhos da fé se voltam para um só lugar, o Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife. Aos pés da imagem de Maria, devotos de todas as partes do estado colocam seus agradecimentos e pedidos sob o olhar maternal da virgem. Com o tema “Ave Maria, filha de Deus Pai”, a 107ª edição da Festa de Nossa Senhora da Conceição começa hoje. Serão cerca de 50 celebrações eucarísticas, além de novenário, confissão e shows com artistas católicos. A expectativa é que mais de 800 mil pessoas participe das festividades.
“O tema é um convite à reflexão”, afirma o pároco José Roberto de França. De acordo com o religioso, é necessário que os fiéis enxerguem Maria como humana, mas uma mulher que abraçou o plano de Deus em sua vida e foi forte. “Os devotos não podem esquecer esse exemplo que é Maria para a nossa caminhada rumo ao céu. Ela, na sua simplicidade acolheu à vontade de Deus e graças essa obediência e confiança no Senhor, nos trouxe a salvação”, declarou o padre.
A procissão da bandeira abre a festa dedicada a Nossa Senhora da Conceição. Nesta terça-feira, às 18h, o cortejo sai da parte baixa do bairro e vai em direção ao santuário dedicado à Mãe. Em seguida, o bispo da Diocese de Salgueiro, dom Frei Magnus, celebra a primeira missa solene, no palco montado em frente à igreja. Depois da celebração, show com bandas e cantores católicos. Até o dia 8 de dezembro, feriado municipal no Recife, os fiéis poderão prestar suas homenagens e fazer seus pedidos à Imaculada Conceição.
No grande dia da festa, dia 8, as missas serão celebradas de duas em duas horas a partir da meia-noite. Às 16h30, a tradicional procissão vai tomar as ruas do bairro de Casa Amarela. Por volta das 18h, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido, celebra a missa que encerra os festejos à Nossa Senhora da Conceição.
A programação completa da festa pode ser vista em http://www.morrodaconceicao.com.br/programacao.html

PORQUE OS JOVENS ABANDONAM A IGREJA?

ROMA, segunda-feira, 28 de novembro de 2011 (ZENIT.org) - É sabido que muitos jovens deixam de ser frequentadores ativos da Igreja.
O livro “Fui! - Por que jovens cristãos estão abandonando a Igreja... e repensando a fé”], da Baker Books, analisa uma vasta pesquisa estatística do Grupo Barna para descobrir quais são as razões que levam os jovens para longe da Igreja.
Os autores David Kinnaman e Aly Hawkins analisaram uma enorme gama de estatísticas e apontaram três realidades particularmente importantes sobre a situação dos jovens.
1. As igrejas têm um envolvimento ativo com os adolescentes, mas depois da crisma, muitos deles param de ir à igreja. Poucos se tornam adulto seguidores de Cristo.
2. As razões pelas quais as pessoas abandonam a Igreja são diversificadas: é importante não generalizar sobre as novas gerações.
3. As igrejas têm dificuldade para formar a próxima geração a seguir a Cristo por causa de uma cultura em constante mudança.
Kinnaman explicou que não se trata de uma diferença de gerações. Não é verdade que os adolescentes de hoje sejam menos ativos na Igreja do que os de épocas anteriores. Aliás, quatro em cada cinco adolescentes na América do Norte, por exemplo, ainda passam parte da infância ou da adolescência numa congregação cristã ou numa paróquia. O que acontece é que a formação que eles recebem não é profunda o suficiente, e desaparece quando os jovens chegam à casa dos 20 anos de idade.
Para católicos e protestantes, a faixa etária dos vinte é a de menos compromisso cristão, independentemente da experiência religiosa vivida.
O principal problema é o da relação com a Igreja. Não necessariamente os jovens perdem a fé em Cristo; o que eles abandonam é a participação institucional.
Um fator importante que influencia a juventude é o contexto cultural em que ela vive. Nenhuma outra geração de cristãos, disse Kinnaman, sofreu transformações culturais tão profundas e rápidas.
Nas últimas décadas houve grandes mudanças na mídia, na tecnologia, na sexualidade e na economia. Isto levou a um grau muito maior de transitoriedade, complexidade e incerteza na sociedade.
Kinnaman usa ​​três conceitos para descrever a evolução dessas mudanças: acesso, alienação e autoridade.
Em relação ao acesso, ele salienta que 
o surgimento do mundo digital revolucionou a forma como os jovens se comunicam entre si e obtêm informações, o que gerou mudanças significativas na forma de se relacionarem, trabalharem e pensarem.
Há nisso um lado positivo, porque a internet e as ferramentas digitais abriram imensas oportunidades para difundir a mensagem cristã. No entanto, também há mais acesso a outros pontos de vista e outros valores culturais, mas com redução da capacidade de avaliação crítica.
Sobre a alienação, Kinnaman observa que muitos adolescentes e jovens adultos sofrem de isolamento em suas próprias famílias, comunidades e instituições. O elevado índice de separações, divórcios e nascimentos fora do casamento significa que um número crescente de pessoas crescem em contextos não-tradicionais, ou seja, onde a estrutura familiar é carente.
De acordo com Kinnaman, muitas igrejas não têm soluções pastorais para ajudar efetivamente aqueles que não seguem a rota tradicional rumo à vida adulta.
Além disso, muitos jovens adultos são céticos quanto às instituições que moldaram a sociedade no passado. Este ceticismo se transforma em desconfiança na autoridade.
A tendência ao pluralismo e à polêmica entre idéias conflitantes tem precedência sobre a aceitação das Escrituras e das normas morais.
Kinnaman observa que a tensão entre fé e cultura e um intenso debate também podem ter um resultado positivo, mas requerem novas abordagens pelas igrejas.
Ao analisar as causas do afastamento dos jovens das igrejas, Kinnaman admite que esperava encontrar uma ou duas razões principais, mas descobriu uma grande variedade de frustrações que levam as pessoas a esse abandono.
Alguns vêem a igreja como um obstáculo à criatividade e à auto-expressão. Outros se cansam de ensinamentos superficiais e da repetição de lugares-comuns.
Os mais intelectuais percebem uma incompatibilidade entre fé e ciência.
Por último, mas não menos importante, tem-se a percepção de que a Igreja impõe regras repressivas quanto à moralidade sexual. Além disso, as tendências atuais a enfatizar a tolerância e a aceitação de outras opiniões e valores colidem com a afirmação do cristianismo de possuir verdades universais.
Outros jovens cristãos dizem que sua igreja não permite que eles expressem dúvidas, e que as eventuais respostas a essas dúvidas não são convincentes.
Kinnaman também descobriu que, em muitos casos, as igrejas não conseguem educar os jovens em profundidade suficiente. Uma fé superficial deixa adolescentes e jovens adultos com uma lista de crenças vagas e uma desconexão entre a fé e a vida diária. Como resultado, muitos jovens consideram o cristianismo chato e irrelevante.
No final do livro, Kinnaman fornece recomendações para conter a perda de tantos jovens. É necessária, segundo ele, uma mudança na maneira como as gerações mais velhas encaram as gerações mais jovens.
Kinnaman pede ainda a redescoberta do conceito teológico de vocação, para se promover nos jovens uma consideração mais profunda sobre o que Deus quer deles.
Finalmente, o autor destaca a necessidade de enfatizar mais a sabedoria do que a informação. "A sabedoria significa a capacidade de se relacionar bem com Deus, com os outros e com a cultura"