quarta-feira, 27 de abril de 2011

Retiro espíritual com todos catequistas da Paróquia.



No dia 1º de maio (domingo), acontecerá o Retiro Espiritual para todos os catequistas da Paróquia, no Sítio da senhora Salete, no Alto da Conquista. 
Nos encontraremos às 07:30 h, em frenta à Capela de N. Sra. do Carmo e de lá iremos caminhando para o local de nosso retiro. 
Atenção levar almoço e Biblia !!!!!
  

terça-feira, 26 de abril de 2011

Palavra do Arcebispo


       Alegrai-vos! “A vida venceu a morte”
                                                       
   “Feliz Páscoa!” é a saudação que costumamos ouvir nessa época do ano. Afinal, celebramos a Ressurreição de Jesus e a certeza da nossa ressurreição. É a Páscoa do Ano Centenário de nossa Arquidiocese de Olinda e Recife.
   Conforme a tradição, no Ano Jubilar, eram perdoadas todas as dívidas e se redistribuíam, fraternalmente, terras e propriedades. Isto significa elevar a Deus solene ação de graças pelos benefícios recebidos, pedir perdão pelas infidelidades, retomar o primitivo amor e olhar confiante para o futuro. Recordemos as palavras do Papa João Paulo II no Jubileu do ano 2000. Ao conclamar toda a Igreja a ter a coragem de voltar ao alto mar do mundo de hoje e ali lançar as redes, o Papa repetiu as palavras de Jesus a Pedro: “Duc in altum” (Faze-te ao largo, isto é, avança para águas mais profundas) (Lc 5,4) e acrescentou: “Estas palavras ressoam hoje aos nossos ouvidos, convidando-nos a lembrar com gratidão o passado, a viver com paixão o presente e abrir-nos com confiança ao futuro” (Novo Millennio Ineunte, 1).
   Páscoa significa passagem, salto. Na sua origem, era uma festa pastoril e agrícola, recebendo depois conotação religiosa. Recorda a ação de Deus, através de Moisés, que age em favor do “Povo da Aliança”, libertando-o da escravidão em que se encontrava no Egito e conduzindo-o de volta à terra de seus pais. O rito da Páscoa para os judeus consiste na imolação de um cordeiro novo, a ser consumido por inteiro e por família, acompanhado de pães sem fermento e ervas amargas, para recordar as dificuldades e lutas da caminhada ao longo da travessia do deserto rumo à “Terra Prometida” (Ex 12,1-14).
    Jesus Cristo, o “Novo Moisés”, o “Enviado do Pai”, ao celebrar a Páscoa com seus discípulos, dispensa o cordeiro e se coloca em seu lugar, para que, definitivamente, a humanidade pecadora seja reconciliada. Revela-se o “Cordeiro Pascal que tira o pecado do mundo” (Jo 1,29b).
Uma vez salvos e libertos pelo Sangue Redentor de Jesus Cristo, a criatura humana comprometida com sua Palavra, reencontra nela a felicidade e a paz desejada. Sente-se, particularmente, motivada a caminhar na justiça e na santidade.
   A vida nova proposta na Páscoa é direito de todos. Somos convidados a anunciá-la e promovê-la. O homem não está, ainda, suficientemente amoldado à verdadeira vida. Continua entre nós a desigualdade social que gera miséria, fome, violência e exclusão. As lutas de classes discriminam e geram desemprego, insatisfação, depressão e falta de esperança. O individualismo marginaliza e discrimina. Afinal, os/as filhos/as de Deus são, de tal forma, desrespeitados, que lhes são negados os direitos elementares à educação, saúde, moradia, trabalho, lazer e outros. A Paixão de Jesus continua em cada um deles, conforme costumamos lembrar na Sexta-feira da Paixão.
   Deus nos criou para a felicidade, na liberdade, independentemente de gênero, raça, cultura, credo, nacionalidade ou posição social. E todos temos direito a ela. Deus nunca se alegra com a dor e o sofrimento; alegra-se, sim, com o/a filho/a que volta confiante à casa do Pai (cf. Lc 15,11-32).
   Que a “Igreja missionária”, de “semblante alegre”, que estamos lutando por construir, nos faça crescer na unidade e fraternidade.
Juntos, como irmãos e irmãs, lutemos pela paz, justiça e igualdade, características do Reino de Deus, que nos esforçamos por implantá-lo. E que esta Páscoa do Ano Jubilar nos transforme, de fato, em “novas criaturas”.
Uma santa, feliz e permanente Páscoa para todos e todas!
Dom Antônio Fernando Saburido, OSB
Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Palavra do Pastor

   Quaresma, Semana Santa, Páscoa.
  Tempo de preparação, de converção e de vivência para os de boa vontade.
  Todas as nossas Comunidades vem se preparando para Celebrar com maior intensidade e viver com mais "Amor" o Cristo Ressuscitado, o Cristo Vivo, presente em cada família.
   " Uma feliz e abençoada Páscoa para todos que partilham conosco deste momento de Vitória e Alegria"!!!


                        Ass.:    Pe. José R. Moreira, SJ

quarta-feira, 13 de abril de 2011

"Semana Santa"



    "Programação para Semana Santa em nossa Paróquia"



Domingo de Ramos:

Celebrações:

07:30 h - Bênção dos ramos na Capela de São João Batista, saindo em procissão para N. Sra. da Salete.
07:30 h - Bênção dos ramos na Capela de Cristo Rei, Saindo em procissão para São José.
08:00 h - Bênção dos ramos na Capela de N. Sra. da Bondade, saindo em procissão para a Comunidade do Divino Espírito Santo.
08:00 h - Bênção dos ramos na Capela de São Sebastião, saindo em procissão para N. Sra. do Carmo.
15:30 h - Bênção dos ramos na Capela de São Miguel Arcanjo, saindo em procissão para S. Inácio de Loyola
16:00 h - Bênção dos ramos em frente à casa do Sr. Barreira, saindo em procissão para a Capela de N. Sra Auxiliadora.
16:30 h - Bênção dos ramos em frente à casa do Sr. Sebastião, saindo em procissão para Igreja do Sagrado Coração de Jesus.
17:00 h - Bênção dos ramos em frente à casa da Sra. Iracema, saindo em procissão para a residência do Sr. Zacarias em Santa Casa.
17:00 h - Bênção dos ramos em frente à casa de Renata, saindo em procissão para a Capela de N. Sra. Aparecida.
18:30 h - Bênção dos ramos na Comunidade dos Anjos da guarda, saindo em procissão para a Capela de Sto. Antônio.

 Quinta-feira Santa ( Celebração da Ceia do Senhor, com Lava-pés)




Celebraçoes:
18:00 h - Capela de São Miguel Arcanjo.
19:00 h - Capela de São Sebastião.
19:00 h - Capela de Cristo Rei 
19:00 h - São José
19:00 h - N. Sra. Auxiliadora.
19:00 h - N. Sra. Aparecida.
19:00 h - Sta. Terezinha do menino Jesus.
19:00 h - Sto. Antônio de Pádua.
19:00 h - Sto. Inácio de Loyola.
19:00 h - Divino Espírito Santo.
19:30 h - N. Sra. da Bondade.
20:00 h - Sagrado Coração de Jesus.

  Sexta-feira Santa ( Paixão do Senhor )



 Via Sacra e Celebração da Paixão.

14:00 h - saindo de N. Sra. da Esperança para São José.
15:00 h - São Miguel Arcarjo
15:00 h - Divino Espirito Santo 
15:00 h - N. Sra. Aparecida.
15:00 h - Sta. Terezinha.
15:00 h - São  Sebastião
15:00 h - N. Sra. do Carmo.
15:00 h - N. Sra. da Salete caminhado para São João Batista.
15:00 h - Cristo Rei.
15:00 h - Sto. Inácio de Loyola.
15:00 h - de Santos Anjos da Guarda, para Sto. Antônio de Padua.
15:00 h - Sagrado Coração de Jesus.
16:00 h - Sta. Rita de Cássia.
16:00 h - N. Sra. Auxiliadora.

Sabado Santo ( Ressureição )

Celebrações:18:00 h - N. Sra. Auxiliadora.
19:30 h - Sto. Inácio de Loyola.
19:30 h - São José
19:30 h - São Miguel Arcanjo.
19:30 h - Divino Espíritosanto.
20:00 h - Sagrado Coração de Jesus
20:00 h - N. Sra. Aparecida
20:00 h - São João Batista
20:00 h - São Sebastião
20:00 h - N. Sra. do Carmo 
20:00 h - N. Sra. da Bondade 
20:00 h - Sto. Antônio
20:00 h - Cristo Rei

Domingo de Páscoa do Senhor

Celebrações:
08:00 h - Cristo Rei
09:00 h - São Miguel
17:00 h - N. Sra. Aparecida
17:00 h - Sagrado Coração de Jesus
19:00 h - São Sebastião.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Violência no Rio de Janeiro.

  Papa envia telegrama para as vítimas da violência no Rio de Janeiro

 

O papa Bento XVI enviou um telegrama, na manhã de hoje, 8, ao arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, no qual se diz “profundamente consternado pelo dramático atentado realizado contra crianças indefesas”, no bairro de Realengo (RJ). O telegrama foi enviado por meio do secretário de Estado, o cardeal Tarcisio Bertone.
Segundo o cardeal, o papa convida todos os cariocas, diante desta tragédia, a dizer não à violência que “constitui caminho sem futuro, procurando construir uma sociedade fundada sobre a justiça e o respeito pelas pessoas, sobretudo os mais fracos e indefesos”, disse.
No final da mensagem o papa concede a todo o povo brasileiro a sua Benção Apostólica.
No mesmo telegrama, o núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, diz estar unido à dor dos que perderam parentes e amigos e manda uma mensagem ao arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani.
“Uno às palavras do cardeal Tarcisio Bertone, à minha fervente oração a Deus Todo poderoso e rico em misericórdia, nesta circunstância tão dolorosa na sua arquidiocese”, disse dom Lorenzo.
Leia a íntegra da mensagem abaixo:
Excelência Reverendíssima

   Cumpro o dever de transmitir a Vossa Excelência, o telegrama de Sua Eminência o cardeal Tarcício Bertone, Secretário de Estado:
Exmo Revmo Dom Orani João Tempesta
Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro
Profundamente consternado pelo dramático atentado realizado contra crianças indefesas em um colégio municipal no bairro do Realengo, o Sumo Pontífice deseja assegurar através de Vossa Excelência Revma sua solidariedade e conforto espiritual às famílias que perderam seus filhos e toda a comunidade escolar, com votos de pronta recuperação dos feridos.
O Santo Padre convida todos os cariocas, diante desta tragédia, a dizer não à violência que constitui caminho sem futuro, procurando construir uma sociedade fundada sobre a justiça e o respeito pelas pessoas, sobretudo os mais fracos e indefesos.
Em nome de Deus, para que a esperança não esmoreça nesta hora de prova e faça prevalecer o perdão e o amor sobre o ódio e a vingança, Sua Santidade Papa Bento XVI concede-lhes uma confortadora bênção apostólica.
Cardeal Tarcísio Bertone
Secretário de Estado de Sua Santidade

Uno às palavras do Cardeal, minha fervente oração a Deus Todo poderoso e rico em misericórdia, nesta circunstância tão dolorosa na sua Arquidiocese.
Aproveito o ensejo para expressar meus sentimentos de alta estima.
Dom Lorenzo Baldisseri
Núncio Apostólico


Fonte: CNBB.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Orações !!!

  A Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, solicita orações pela saúde do "Pe. Manoel Andrés Mato", (Padre André), que reside na comunidade Apostólica, Miguel Pró em Dois Unidos, que se encontra enfermo.