terça-feira, 28 de junho de 2011

Festa junina do Alto da Bondade




A Comunidade Nossa Senhora da Bondade convida toda Paróquia para participar de sua festa junina.

Dia: 02 de julho/2011 às 17:00h
Em frente à Capela

                                                          
*Haverá diversas apresentações, brincadeiras, sanfoneiro e vendas de comidas típicas.


Não podemos perder!!!

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Festa do Padroeiro.

Festa do Sagrado Coração de Jesus



  No período de 23 de junho à 03 de julho, todas as Comunidades que fazem a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, de Águas Compridas,  celebram a festa de nosso Padroeiro, o Sagrado Coração de Jesus, com o Tema: "Sagrado Coração de Jesus, fonte de vida e esperança para o Planeta."


                                     Programação:


Dia 23/06 - Abertura da festa.
  19:00h - Missa presidida pelo Pe. Moreira, SJ ( Adm. Paroquial)


Dia 24/06 - Noiteiros: N. Sra. da Salete, São Sebastião e Pascom
 Celebrante: Pe. Pedro, SJ (vigário Paroquial)


Dia 25/06 - Noiteiros: Cristo Rei, N. Sra. do Perpétuo Socorro, N. Sra. da Esperança, São João Batista e Escolinha da Fé.
  Celebrante: Ir. Ana Carla
Dia 26- Noiteiros: N. Sra. do Carmo, Encontro de Casais com Cristo e Legião de Maria.
  Celebrante: Pe. Pedro, SJ (Vigário Paroquial)


Dia 27 - Noiteiros: Santa Rita de Cássia, N. Sra Auxiliadora, ADMA e Obra de Maria.
 Celebrante:  Ir. Bira, SJ


Dia 28 - Noiteiros: Divino Espírito Santo, N. Sra. da Bondade, São José, Grupos do Terço dos Homens, Encontro de Irmãos e Mãe Rainha.
 Celebrante: Pe. Roberto, SJ


Dia 29 - Noiteiros: Comunidades do Setor 3, da Paróquia de Beberibe (São José, São Benedito, São Francisco e Menino Jesus) e Renovação Carismática.
 Celebrante: Pe. Lucio Flávo, SJ
Dia 30 - Noiteiros: Sto. Antônio de Pádua, São Miguel Arcanjo, Sto. Inácio de Loyola e Catequese.
 Celebrante: Pe. Pedro, SJ (Vigário Paroquial)


Dia 01/07- Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.
 Noiteiros: Sta. Teresinha do Menino Jesus, N. Sra. Aparecida, Apostolado da Oração e PJ.
Celebrante: Pe. Moreira, SJ (Adm. Paroquial) 


Dia 02- Noiteiros: Irmãs Franciscanas de Maristela, Irmãs do Sagrado Coração de Jesus, Pastoral Vocacional, Trilheiros, ECC e Pastoral Familiar.
 Celebrante: Pe. Clóvis, SJ


Dia 03 -   Encerramento da Festa:


18:30 h - Procissão, saindo da casa do casal Sebastião e Raimunda, na entrada do Córrego da Bondade.


19:00 h - Missa de Encerramento - 
 Celebrantes: Pe. Sandro Corazza (Vigário Episcopal de Olinda) e Pe. Moreira, SJ (Adm. Paroquial)

                          Programação Social.

Dia 25/06 -  Após a Missa, Forró com Feirinha, no Centro de Pastoral Divina Providência;

Durante a Novena teremos Barraquinhas com comidas típicas;

Dia 03/07 - Após a Missa, sorteio de prêmios: 5 balaios juninos mais surpresa.

"Confiando na proteção do amado Coração de Jesus, esperamos que a nossa festa seja uma sucessão de graças e bênçãos para todos os que a Ele recorrerem e O honrarem, conforme prometeu a Santa Margarida Maria".    
          
                 Um abraço do irmão
                                                Pe. Moreira,SJ 

sábado, 18 de junho de 2011

Dom Atônio Fernando Saburido

                                      "Palavra do Arcebispo"

    
                   "AS FESTAS JUNINAS
            E A ESPIRITUALIDADE CRISTÃ"


  No Nordeste, o mês de junho é marcado pelas festas juninas. Os costumes e brincadeiras vividos nestes festejos juninos unem as pessoas e comunidades da cidade às melodias, danças e vestes vindas do campo. As fogueiras recordam o tempo em que as comunidades se reuniam e faziam festas ao redor da fogueira. Hoje nossa relação de amor com as árvores e a natureza ameaçada impõe um cuidado maior na utilização do fogo, assim como na organização comunitária que expresse a alegria da confraternização, sem ceder às tentações do consumismo e dos excessos de bebedeiras que, muitas vezes, provocam problemas sociais indesejados.
  Os festejos civis favorecem a união das pessoas e a alegria comunitária. A referência histórica a São João Batista no dia 24 de junho vem dos primeiros séculos do Cristianismo. No hemisfério norte, povos antigos faziam festas em redor do fogo. Como era a noite mais quente e curta do ano, esperavam o sol nascer com cânticos e danças. Para os cristãos, a fogueira se tornou símbolo de João Batista, a quem o evangelho chama de “lâmpada que, como fogo, arde e ilumina” (Jo 5, 35). Como fogueira que antecipa a aurora, João Batista nos prepara para acolher a verdadeira luz, Jesus Cristo.
   Geralmente, a Igreja celebra a memória dos santos no dia de sua morte. Além de Maria, mãe de Jesus, São João Batista é o único santo do qual celebramos o nascimento. De fato, no evangelho de Lucas, proclamado nesta festa, é dito que “por seu nascimento muitos se alegrarão” (Lc 1, 14). Esta alegria é sinal da presença divina no meio de nós. Mesmo para uma sociedade como a nossa, laical e pluralista, a figura de João Batista pode indicar um rumo de paz e justiça.
Muitas vezes, as festas juninas satirizam o juiz da roça, o padre do casamento caipira e outras figuras da sociedade vigente. Expressam, assim, uma dimensão crítica que, de outras formas, o povo mais pobre não tem como manifestar. Isso nos recorda que São João Batista, em toda a sua vida, foi um profeta, alguém sempre atento a proclamar, em nome de Deus, a justiça e a exigir o direito dos pobres (Lc 3, 10- 14).
Nestas festas juninas, é bom lembrarmos: em 1979, a 17ª Assembléia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) decidiu que, a cada ano, seja celebrado o Dia nacional dos Migrantes no 25 de junho, ou no domingo mais próximo deste dia. Neste ano, o Serviço de Pastoral dos Migrantes propôs como tema: “Migração e Meio-ambiente”. Isso nos lembra: entre os milhões de migrantes, obrigados a viver fora de seus países (na América Latina, calculam-se em 26 milhões), atualmente muitos deixam seus lares por causa das destruições da natureza. São “refugiados ambientais”. Aqui em Pernambuco, assistimos a este sofrimento, nas inundações que atingiram a Região da Mata Sul do nosso Estado. Também no litoral de Suape, inúmeros pobres são forçados a deixar suas casas e meios de subsistência por causa da implantação do novo complexo industrial no local.
    As festas juninas podem ter um conteúdo que vá além do apelo turístico e comercial. O mesmo povo que se organiza tão bem em quadrilhas, bailes caipiras e festejos comunitários é totalmente capaz de se mobilizar em campanhas de acolhida aos migrantes, solidariedade às vítimas dos flagelos naturais e sociais da nossa realidade. Principalmente, pode se unir e organizar na defesa da justiça e dos direitos humanos dos quais São João Batista foi profeta e precursor.



                                     Dom Antônio Fernando Saburido, OSB
                                  Arcebispo de Olinda e Recife.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Festa do Padroeiro.

           "Festa de São João Batista, 
        Padroeiro de Caixa D'Água."
 

 
  No período de 14 a 24 de junho a Comunidade de Caixa D'Água celebra a festa de seu Padroeiro, São João Batista, com o Tema: " Voz que clama no deserto!" e com o Lema: "Como João Batista, clamamos pela vida no Planeta".
Programação:

 Dia 14 -  Missa de abertura.

 De 15 a 23 - iniciando sempre às 19:00h, Novena em honra de São João Batista;

 Dia 24 -  "Encerramento da Festa". 

 18:00h - Procissão do andor, saindo da Escola D. Helder Câmara.
 19:00h - Missa Festiva, com todas as comunidades da Paróquia.

Programação Social:

Todas noites, após as Celebrações, haverá venda de comidas típicas!!!
No dia 23,Forró, após a Celebração. PARTICIPE!!!
 _________________

                  Oração a São João Batista.
Glorioso São João Batista, Príncipe dos Profetas, precursor de Jesus, primogênito da graça do Redentor, fostes grande diante do Senhor.
Por vossas admiráveis virtudes, alcançai-nos de Jesus a graça de amá-lo e serví-lo até a morte, com extremo afeto e dedicação.
Alcançai-nos profunda devoção à Virgem Maria. Ela saiu apressadamente para visitar a vossa mãe, Isabel. Foi quando a presença de Jesus, ainda no ventre de Maria, vos libertou do pecado original e vos encheu com os dons do Espírito Santo.
A vossa grande bondade e poderoso auxílio nos ajudem a amar sempre mais a Jesus, para um dia estarmos convosco na eternidade. Amém.

Ano Litúrgico


  "Segunda Parte do Tempo Comum"

 

                 Vivência do Reino
           (Após Pentecostes)

  A Segunda parte do Tempo Comum que também é o período mais longo do Ano Litúrgico. Começa na segunda-feira após a Festa de Pentecostes e dura até a véspera do Primeiro Domingo do Advento, quando tem início o Ciclo do Natal.
 
  "Sua espiritualidade vive o próprio ministério de Cristo em sua plenitude, principalmente aos domingos e enfatiza a vivência do Reino de Deus e a compreensão de que os cristãos, são o sinal deste Reino.

  Se na primeira parte do Tempo Comum, a ênfase é o anúncio, na Segunda é a concretização do Reino de Deus.

                        
 
Símbolos:

  Sugerimos como material simbólico para a ambientação litúrgica do segundo período do Tempo Comum:

*Flores (sinalizando a Criação e a Nova Criação – consciência ecológica)
 
*Feixe de trigo (sinalizando a colheita e os frutos da terra)
 
*A pesca/rede com peixes (sinalizando a missão do Reino)
 
*A mesa (representando a fartura e a comunhão)
 
*O triângulo (representando o equilíbrio e a constância necessários no cotidiano cristão) e coroa (sinalizando a consumação plena do Reino de Deus).

                               
Cor – verde:

  Em ambos períodos do Tempo Comum, a cor litúrgica é o verde, simbolizando a Criação, a perseverança e a constância. Cor que pode ser combinada com o dourado (cor da realeza) indicando a combinação da Nova Criação com o Senhorio de Cristo (principalmente na celebração do último Domingo do Tempo Comum, chamado de Domingo de Cristo Rei, Senhor do Universo).Igualmente é importante lembrar que o Espírito Santo dentre todos os dons é infinitamente criativo (o amor é criativo), portanto toda equipe litúrgica é chamada usar seus dons para que nossas celebrações possam ser mais ricas e dinâmicas.


Cantos:

 Como nos outros tempos litúrgicos, o Tempo Comum tem cantos próprios, de acordo com o tema do Evangelho de cada domingo.
Para auxiliar as Equipes de Liturgia das comunidades, temos disponível na Secretaria Paroquial, material como, CDs, livrinhos de cantos, além do Jornal "O Domingo". Para ter os CDs gravados com as músicas próprias do Tempo Comum, traga os CDs, que gravaremos para você!!! 

  

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Festa de Sto. Antônio.

       "Festa de Sto. Antônio de Pádua, de Lisboa e do Alto Nova Olinda!!!"

 A Missa do Encerramento da Trezena do Padroeiro da Comunidade  foi concelebrada nesta segunda-feira, pelo Padre Moreira e pelo Padre Jaime. Aproveitamos a oportunidade para louvar a Deus por mais um aniversário de nosso Pároco. Contamos com a presença de representantes de todas as comunidades da Paróquia, do setor 3 da Paróquia de Beberibe, as Ir. Franciscanas de Maristela, Pe. Lurcio Flavio e  Ir. Bira.

 
  Após a Missa aconteceu a bênção e distribuição dos "pãezinhos", em seguida, a festa, com direito a bolo, poesia e forró!!! 

Pe. Moreira, "O incansavel Pastor"



              "Parabéns Pe. Moreira."
     
 Corria o ano de 1945... O mundo ainda estremecia sob o eco dos últimos bombardeios da 2ª grande guerra... O Acre odor de pólvora ainda se espalhava sobre a superfície da terra, enegrecida pelos incêndios, que a tantos dizimara. E milhares e milhares de corpos permaneciam insepultos, nas mesmas valas onde haviam tombado... A humanidade ainda não secara o oceano de lágrimas que a guerra provocara...
 Mas, num pequeno sitio de uma humilde cidadezinha perdida ao interior do Ceará, uma singela mulher, Dona Rita, entregava feliz nos braços do seu amado esposo, Seu Raimundo, a pequena promessa de paz que Deus lhe enviara, sob a forma do segundo filho, ao qual deram o nome do justo esposo de Maria: José! Nasce José Rivando!
 Criado numa família cristã, rodeado de amor, no colo materno o menino aprendeu a juntar as mãozinhas e rezar ao Pai do céu e a amar a Jesus e Maria.
 Cresceu e a promessa se cumpriu. O menino se fez homem, se fez padre, se faz Pastor: tornou-se Pe.Moreira!  
 Nesta segunda-feira, dia 13, lá na humilde capelinha, sob a proteção do também seu Padroeiro, Santo Antonio, nós, Padre Moreira, que fazemos a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Águas Compridas  confiada aos seus cuidados de pai, louvamos a Deus pelo dom da sua vida e da sua vinda para o meio de nós.         
                       
 "Parabéns pelo seu aniversário e obrigado pela sua incansável dedicação."
                                                                                     

sábado, 11 de junho de 2011

Dia dos Namorados

 O namoro cristão é uma preparação.
 Um período extremamente importante na vida de dois jovens cristãos e de muitas responsabilidades. Representa um período de transição entre dois jovens ou adultos, um homem e uma mulher, crentes no Senhor Jesus Cristo, sendo que ambos devem ter um bom nível de maturidade. Ambos mantém um bom ritmo de comunicação, sendo através deste relacionamento orientados e preparados por Deus para um futuro casamento. 


  A vontade de Deus é mais importante que o seu namoro?
         

              "Que Deus em Cristo os fortaleça".

           
       Feliz Dia dos Namorados!!!

                      

Dom Atônio Fernando Saburido

      Parabéns Dom Fernando !!!!

                                                                             

  O nosso arcebispo completou nesta sexta-feira, dia 10, mais um ano de vida.  Para celebrar a data, Dom Antônio Fernando Saburido presidiu uma Missa, às 19h, na Catedral da Sé, em Olinda. Logo em seguida, houve uma confraternização no terraço do templo, onde Dom Fernando recebeu os cunprimentos de todos.
  Na celebração dos seus 64 anos ele contou com a presença de todo Povo de Deus e também de um grupo de padres e leigos que vieram de Sobral (CE), onde Dom Fernando foi bispo de 2005 a 2009.

                   


"Nós da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus Parabenizamos Dom Fernando pelo seu aniversario, e agradecemos a Deus por ter nos dado ele como PASTOR de nossa Igreja locau"
  
 Aproveitamos a oportunidade para parabenizar Pe. Jacques Trudel (ou Pe. Jaime).
            

            
 Que fez aniversário nesta segunda-feira. No domingo a tarde Pe. Jaime, comemorou com algumas pessoas da Paróquia da Mustardinha, das nossas comunidades e seus companheiros Jesuita na residência Miguel Pró em Dois Unidos.

    
                 Parabéns Pe. Jaime !!!!