quinta-feira, 22 de setembro de 2011


   O tríduo de oração pelo Ir. Bira, SJ, continua muito animado, em todas as Comunidades de nossa Paróquia!!!!!! 
  Tivemos neste segundo dia do tríduo, a alegria de ter alguns, Padres e estudantes Jesuítas juntamente com algumas Irmãs, da Congregação do Sagrado Coração de Jesus, rezando em nossas Comunidades.
 Refletimos hoje os primeiros passos de Inácio de Loyola, na busca do reino de Deus. Depois de começar o seu peregrinar por toda costa do mar mediterrâneo com sua mula, Passa em Montserrat, Espanha, onde faz voto de castidade a Deus, e uma confissão geral de toda sua vida, prá depois parti para Manresa onde teve sua experiência espiritual, fazendo assim os “Exercícios Espirituais”.
 
  Inácio se perguntava: o que vou fazer agora? O que queres que eu faça Cristo amigo? Os mesmos questionamentos fez o Ir. Bira, nos seus momentos de discernimento e amadurecimento vocacional, e podendo encontrar respostas nas suas orações, na pastoral e no testemunho de vida do Irmão Wanderley, SJ. Depois o questionamento torna-se, afirmação, quero servir, a Cristo e ao povo assim, como IRMÂO JESUITA.
 
   Pois assim como Santo Inácio de Loyola e como Ir. Bira, SJ, demos sempre nos perguntar: O que fiz, o que faço, e o que farei para a Maior Gloria de Deus??? 

quarta-feira, 21 de setembro de 2011


   
  Iniciamos hoje em todas as Comunidades de nossa Paróquia, o primeiro dia do tríduo em oração pelo Ir. Bira, SJ, que neste domingo vai professar solenemente seus últimos votos na Companhia de Jesus (Jesuítas), na presença de seus companheiros Jesuítas, familiares e de todo povo.
   Nestes dias vamos aprofundar um pouco sobre a história de Santo Inácio de Loyola, da congregação dos Jesuítas, do chamado a ser “Irmão” e da trajetória vocacional do Irmão Bira.
   E hoje primeiro dia do tríduo, refletimos o início da conversão de Inácio de Loyola, um jovem que ao ir a uma  guerra é ferido por uma bala de canhão, mais o ferimento maior se da depois no seu coração , e ai  percebe que estava morrendo para as farras, horas, damas e etc. mais que nascerá  para o serviço e principalmente para a Maior Gloria de Deus.
     Como Sto. Inácio, parou para escutar o chamado de Deus, devemos silenciar parar prá  escutar o nosso coração , pois “HÁ UM CHAMADO”   

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Últimos votos



        Nossa Paróquia se alegra muito, pelo nosso querido  Ir. Bira, SJ
  
que fará seus últimos votos na Companhia de Jesus (jesuítas) no próximo dia 25 de setembro, e por ele ter escolhido nossa Paróquia, para vivenciar este momento tão importante de sua caminhada.

 Programação:

  Quarta, quinta e sexta-feira  (21, 22, e 23), tríduo em todas as Comunidades, em preparação aos votos.

   Sábado (24), encontro com a juventude apartir das 18:00h.

  Domingo (25), às17:00h, Celebração Eucarística presidida pelo Pe. Miguel Martins, SJ, Superior Provincial dos Jesuítas.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

 "Natividade de Nossa Senhora"

 

festividade do nascimento da Mãe de Deus tem provavelmente sua origem em Jerusalém, em meados do século V. Porque foi em Jerusalém que se manteve viva a tradição que a Virgem teria nascido junto à Porta da Piscina Probática.

  Fazendo uso desta referência, encontramos citações de São João Damasceno em sua Homilia sobre a Natividade de Maria: "Hoje é o começo da salvação do mundo, porque na Santa Probática foi-nos gerada a Mãe de Deus através de quem o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, nos foi gerado." [1]

 Considerado o nascimento de Maria como o início histórico da obra da Redenção, o Calendário Litúrgico Bizantino abre suas portas festejando o nascimento da Virgem: "A celebração de hoje é para nós o começo de todas as festas". [2]

 Maria é apresentada pela Liturgia como a "Virgem bela e Gloriosa" que Deus amou com predileção deste a sua eternidade desde toda a Criação como sua obra-prima, enriquecida das graças mais sublimes e elevada à excelsa dignidade de Mãe de Deus e de Bem-aventurada Virgem. [3]

 Segundo o espírito da Igreja, devemos celebrar a Festa da Natividade com santa Alegria, porque o nascimento de Maria é a aurora de nossa salvação. Com o seu nascimento é anunciado ao mundo a boa nova: a mãe do Salvador já está entre nós. 
«Alegrem-se, portanto, os Patriarcas do Antigo Testamento que, em Maria, reconheceram a figura da Mãe do Messias. Eles e os justos da Antiga Lei aguardavam a séculos, serem admitidos na glória celeste pela aplicação na fé dos méritos de Cristo, o bendito fruto da Virgem Maria . Alegrem-se todos os homens porque o nascimento da Virgem veio anunciar-lhes a aurora do grande dia da libertação pela qual aspiram todos os povos. Alegrem-se todos os anjos porque neste dia foi-lhes dada pela primeira vez a ocasião de reverenciar a sua futura Rainha.» [4]

 Visivelmente, nenhum acontecimento extraordinário acompanhou o nascimento de Maria e os Evangelhos nada dizem sobre sua natividade. Nenhum relato de profecia, nem aparições de anjos, nem sinais extraordinários são narrados pelos Evangelistas. Só no Céu houve Festa, pois o Filho de Deus vê sua Mãe nascer. 

 Na vida da Virgem Maria a ordinariedade dos fatos sempre lhe acompanhou. Aquela que vivia o seu cotidiano de maneira despercebida aos olhos dos homens dá à Luz o Salvador. A humildade também lhe era característica pois ela sendo Rainha apresentou-se sempre como serva obediente. 

 Tem-se poucos registros históricos da cidade onde nascera Maria , mas por ser conhecida como "A Virgem de Nazaré", intui-se que foi lá que Joaquim e Ana (avós de Jesus) receberam de Deus a pequena Maria.

 O mundo continuou seu curso dando importância a outros acontecimentos que depois seriam completamente esquecidos. Para Deus a grandeza dos fatos não está na proporção dos aplausos que o mundo lhe oferece, mas na serenidade de sua aceitação cumprindo a sua vontade. 

 Com freqüência as coisas importantes para Deus passam despercebidas aos olhos dos homens. 
Cresceu como todas as jovens, mas se distinguia por ser toda de Deus, guardando tudo em seu coração". [5] A sua vida ,tão cheia de normalidade, ensina-nos a agir em tudo com olhos postos em Deus numa perpétua oferenda ao Senhor.

 Maria é a aurora que preconiza a vinda Sol, o Sol da justiça que traz à luz aqueles que estão nas trevas do pecado.

 "Avé Maria Cheia de graças, o SENHOR é contigo!!!!" 

 

terça-feira, 6 de setembro de 2011

                           Trilha Vocacional 2011


Aconteceu no último dia 28, domingo, a IV trilha vocacional , que tem como objetivo refletir nas diversas vocações para o ser humano: Sacerdotal, Matrimonial, Religiosa consagrada e leiga, envolvendo aproximadamente 160  jovens.








       

 Iniciamos na Capela de São João Batista,  com a apresentação de uma peça, mostrando o brotar da "VOCAÇÃO SACERDOTAL" em um jovem.  
  

        

   Depois partimos em direção à Capela de Nossa Senhora Auxiliadora, no Auto da Macaiba, onde refletimos a VOCAÇÃO MATRIMONIAL.






 
   Em Seguida fomos para a Capela de Nossa Senhora da Bondade,no Auto da Bondade onde aprofundamos a  "VIDA RELIGIOSA".

    Depois para a Capela de Nossa Senhora Aparecida, no Corrego da Bondade,  para rezar pela "VOCAÇÃO DO LEIGO".


   

    Ao chegarmos na Igreja do Sagrado Coração de Jesus em Águas Compridas, Celebramos o Dia dos catequista, com uma Missa festiva presidida pelo Pe. Moreira, SJ, encerrando o mês das vocações de foma alegre e muito participada. 


                              Trilheiros, Trilheiros de Jesus Companheiros !!!!!!