sexta-feira, 25 de novembro de 2011

É MISSÃO "BOTE FÉ"


É MISSÃO. BOTE FÉ!

“Ei juventude, rosto do mundo teu dinamismo logo encanta quem te vê...”




   Que alegria contar com sua presença no primeiro Bote fé, que aconteceu em Igarassu nos dias 05 e 06 de novembro, iniciando a caminhada em direção à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em 2013. Alegramo-nos também com você que, nesta mesma data, foi convidado para participar do EJC (Encontro de Jovens com Cristo), em Beberibe. Com certeza, foi um momento único tanto no EJC, quanto no Bote fé. Sua alegria, sua animação, seu dinamismo, sua participação ativa encantou e encanta a todos nós seus irmãos e irmãs da Equipe de Coordenação. Em Igarassu, vivenciamos juntos experiências bonitas de profunda reflexão, de partilha, de oração e de encontro com Jesus o nosso Mestre. A Vigília da Luz e a Celebração, vivenciada em três momentos, além das palestras e de outros momentos, foram experiências que fizeram o “nosso coração arder” (Cf. Lc 24,32), pois sentimos fortemente a presença de Jesus, que caminha conosco em todos os momentos da nossa vida. Acreditamos que você do EJC também fez esta experiência bonita, em outro espaço e de outra forma. Portanto, estamos todos juntos nesta caminhada de fé, unidos em Cristo.
       É com este sentimento que convidamos você para participar de uma MISSA no dia 27 de novembro, primeiro domingo do advento, às 17h na Comunidade do Sagrado Coração de Jesus. Será um momento para oferecermos a Deus a nossa profunda gratidão por todas as experiências vividas, pelo encontro, enfim pelo seu grande amor para conosco.

LEMBRETES:
·     Pensamos em organizar a celebração em três momentos, com os mesmos animadores, como no encontro Bote fé (Em qual desses momentos VOCÊ está inserido?);
·     Venha com a sua camisa do Bote fé;
·     Você do EJC venha também com a sua camisa;
·     Convide seus pais para virem com você à Missa;
·     Chegue um pouquinho mais cedo.


Esperamos você! Sua presença é muito importante!

Nosso abraço carinhoso,

A COORDENAÇÃO DO BOTE FÉ e EJC



Pe. José Rivando Moreira, SJ
PÁROCO

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Rota da FÉ


    Entre os dias 11 à 15 de novembro os jesuítas de nossa paróquia estavam, fazendo a “Rota da Fé”,  passando por Pesqueira onde foram em  Simbres ,  Porção, Arcoverde no Santuário Jesus Misericordioso e por fim em Bonito  . E no último fim de semana nós vocacionados a vida religiosa na congregação dos Jesuítas também fizemos esta “Rota da Fé”, onde passamos pelos mesmos lugares das aparições da Virgem Maria, e assim sentido em nossas vidas a presença de Maria. Em Porção visitamos o Centro de Instrução Bíblica e em Arcoverde o Santuário de Jesus Misericordioso. E na noite do sábado para o domingo acampamos em porção.     
                                      

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

 
  É missão. Bote fé!!! 
 
 
  Nos dias 05 e 06 de novembro vivenciamos no convento de Santo Antônio em Igarassu o “É missão. Bote fé!!!”, preparando-nos, desde já, para a JMJ 2013,  onde junto com Ir. Bira Sj, as Irmãs do Sagrado Coração de Jesus e as Irmãs Franciscanas de Maristella, nós, os jovens da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus e alguns jovens de Igarassu, refletimos sobre o tema: Afetividade e sexualidade, ministrado pela professora Irineia, que nos ajudou a refletir sobre a Afetividade e a Sexualidade em nossa vida e a refletir e ressignificar questões atuais desse tema em nossa sociedade como: as músicas, as influências nas opções sexuais, a banalização do corpo, entre outras coisas. 
   Refletimos também sobre as drogas e suas consequências, levando-nos a pensar no respeito a nós mesmos e ao próximo. Com o professor Renato, refletimos com dinâmicas sobre a importância da comunicação e o perigo que é rotular as pessoas e se deixar levar por esses rótulos. Na noite do sábado vivenciamos a vigília da luz, um emocionante momento de oração e arte. No qual fomos levados a refletir e reconhecermos que somos “Sal da terra e luz do mundo”. A nossa manhã do domingo, foi marcada com a experiência de celebrar a Palavra de Deus em uma alegre caminhada pelas ruas de Igarassu, na qual vivenciamos em três paradas os Ritos iniciais, a Liturgia da Palavra, o Rito de louvor e a conclusão da celebração.
                               (Celebração Peregrina)
Com os jovens todo o nosso encontro foi feito de oração, reflexão, aprendizado, partilhas, de arte, músicas, brincadeiras e muita alegria. Para mim, o “É missão. Bote fé!!!” renovou minha fé e meu espírito de juventude cristã, pois nos fez refletir sobre a nossa importância na sociedade como jovens cristãos, e como foi dito em um momento do encontro: “a juventude é o pulmão da sociedade!” e sendo nós o fôlego da sociedade, bote fé que não nos cansaremos enquanto jovens formos.    
Texo de:
    Roseane Maria de Oliveira
    jovem liderança da Comunidade N. Sra. da Bondade

terça-feira, 1 de novembro de 2011

 Celebração dos fieis defuntos




   Para alguns, finados é um feriado gostoso, ocasião de sair para “esfriar a cabeça”. Para outros, é dia de lembrar tudo, menos a morte ou as pessoas que já faleceram. Para outros, ainda, é um dia trágico, pois, de certa forma, antecipa a cada ano o que seremos todos um dia. Mas, graças a Deus, para muitos, é um dia de esperança e comunhão com quem amamos e continuamos a amar, apesar de termos perdido sua presença física neste mundo, chamado vale de lágrimas.
   Este dia nos convida a refletir, não sobre a morte e, sim, sobre a vida. O nosso Deus é “o Deus dos vivos e não dos mortos”. As pessoas que já partiram desta vida não estão mortas; para Deus, elas não estão mortas e, portanto, nossa oração pode atingi-las ainda. É por isso que rezamos por essas pessoas no transcorrer do ano e dedicamos um dia especial a elas.
Ao rezar pelas pessoas que não estão mais presentes no meio de nós, quem sabe se, neste dia, graças às nossas orações e preces, elas não foram purificadas definitivamente e entraram na alegria de Deus? Ele quer a vitória sobre a morte pela morte de Jesus Cristo. Só a fé em Jesus Cristo morto por nós pode vencer a morte.
Somente a fé verdadeira é capaz de dar um novo significado a toda a nossa vida. Como diz o texto do Evangelho: “Aquele que vem a mim nunca terá fome, aquele que crê em mim nunca terá sede”. Podemos acrescentar: “Aquele que crê em mim e vem a mim possuirá a vida eterna”. Por isso rezemos pelos nossos irmãos defuntos na firme certeza de que um dia os nossos sucessores também rezem por nós!
A Mãe Igreja, ao relembrar os defuntos, convoca a todos para confrontar-nos com o enigma da morte e, por conseguinte, como viver bem, como encontrar a felicidade. E este Salmo responde:  bem-aventurado o homem que doa; bem-aventurado o homem que não usa a vida para si mesmo mas partilha; feliz o homem que é misericordioso, bom e justo; feliz o homem que vive do amor de Deus e do próximo. Assim vivemos bem e não devemos ter receio da morte, porque estamos na felicidade que provém de Deus e que permanece para sempre.

Dom Eurico dos Santos Veloso

Finados

Programação das Missas no dia Finados:

Cemitério de Águas Compridas - 08:00h
Cemitério Metropolitano (Alto da Conquista) - 10:00h e 15:00h
Igreja do Sagrado Coração de Jesus - 19:00h

" Nas demais Comunidades Celebração da Palavra"

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

FESTA DE SANTO AFONSO RODRIGUES, PADROEIRO DOS IRMÃOS JESUÍTAS




A Companhia de Jesus gerou padres e missionários santos que deixaram a assinatura dos jesuítas na história da evangelização e na história da humanidade. Figuras ilustres que se destacaram pela relevância de suas obras sociais cristãs em favor das minorias pobres e marginalizadas, cujas contribuições ainda florescem no mundo todo.

Entretanto de suas fileiras saíram também santos humildes e simples, que pela vida entregue a Deus e servindo exclusivamente ao próximo, mostraram o caminho de felicidade espiritual aos devotos e discípulos. Valorosos personagens quase ocultos, que formam gerações e gerações de cristãos e, assim, sedimentam a sua obra no seio das famílias leigas e religiosas.

Um dos mais significativos desses exemplos é o irmão leigo Afonso Rodrigues, natural de Segóvia, Espanha. Nascido em 25 de julho de 1532, pertencia a uma família pobre e profundamente cristã. Após viver uma sucessão de fatalidades pessoais, Afonso encontrou seu caminho na fé.

Tudo começou quando Afonso tinha dezesseis anos. Seu pai, um simples comerciante de tecidos, morreu de repente. Vendo a difícil situação de sua mãe, sozinha para sustentar os onze filhos, parou de estudar. Para manter a casa, passou a vender tecidos, aproveitando a clientela que seu pai deixara.

Em 1555, aconselhado por sua mãe, casou e teve dois filhos. Mas novamente a fatalidade fez-se presente no seu lar. Primeiro, foi a jovem esposa que adoeceu e logo morreu; em seguida, faleceram os dois filhos, um após o outro. Abatido pelas perdas, descuidou dos negócios, perdeu o pouco que tinha e, para piorar, ficou sem crédito.

Sem rumo, tentou voltar aos estudos, mas não se saiu bem nas provas e não pôde cursar a Faculdade de Valência.

Afonso entrou, então, numa profunda crise espiritual. Retirado na própria casa, rezou, meditou muito e resolveu dedicar sua vida completamente a serviço de Deus, servindo aos semelhantes. Ingressou como irmão leigo na Companhia de Jesus em 1571. E foi um noviciado de sucesso, pois foi enviado para trabalhar no colégio de formação de padres jesuítas em Palma, na ilha de Maiorca, onde encontrou a plena realização da vida e terminou seus dias.

No colégio, exerceu somente a simples e humilde função de porteiro, por quarenta e seis anos. Se materialmente não ocupava posição de destaque, espiritualmente era dos mais engrandecidos entre os irmãos. Recebera dons especiais e muitas manifestações místicas o cercavam, como visões, previsões, prodígios e cura.

E assim, apesar de porteiro, foi orientador espiritual de muitos religiosos e leigos, que buscavam sua sabedoria e conselho. Mas um se destacava. Era Pedro Claver, um dos maiores missionários da Ordem, que jamais abandonou os seus ensinamentos e também ganhou a santidade. Outro foi o missionário Jerônimo Moranto, martirizado no México, que seguiu, sempre, sua orientação.

Afonso sofreu de fortes dores físicas durante dois anos, antes de morrer em 31 de outubro de 1617, lá mesmo no colégio. Foi canonizado em 1888, pelo papa Leão XIII, junto com são Pedro Claver, seu discípulo, conhecido como o Apostolo dos Escravos. Santo Afonso Rodrigues deixou uma obra escrita resumida em três volumes, mas de grande valor teológico, onde relatou com detalhes a riqueza de sua espiritualidade mística. A sua festa litúrgica é comemorada no dia de sua morte. 
 
 
 
 E temos a alegria de trabalharmos em nossa Paróquia com um Irmão Jesuita, o Ir. Bira,SJ que a alguns anos vem, se doando inteiramente ao trabalho com toda a junventude paroquial.  Agradecemos ao Bom Deus pelo Ir. Bira e por todos os irmãos jesuitas, passaram em nossas Comunidades!!!