sábado, 22 de outubro de 2011

Dom Fernando concede Ministérios de Leitorato e Acolitato a seminaristas

 


O Seminário Nossa Senhora da Graça, em Olinda, Região Metropolitana do Recife, celebrou entre os dias 17 e 20 de outubro a festa de sua padroeira. O Tríduo teve como tema central ‘As várias faces de Maria’ e foi realizado na Capela do Seminário. Nesta quinta-feira, 20, nove seminaristas receberam os Ministérios de Acolitato e Leitorato das mãos do arcebispo metropolitano, dom Fernando Saburido.
Todas as noites os fiéis participaram das Missas presididas pelos neo-sacerdotes, Acácio Carvalho, Hélio do Nascimento, Ivan Maciel e Rivadávio de Barros. Ordenados no último dia 1º.

O encerramento das festividades foi na Catedral da Sé. Mantendo a tradição, o arcebispo concedeu a nove seminaristas, que estão no segundo ano do curso de Teologia, os Ministérios de Acolitato e Leitorato. Os leitores na recepção desse ministério receberam das mãos de dom Fernando a Bíblia Sagrada. No rito de instituição do ministério de acólito, o candidato recebe das mãos do Bispo, a patena com a hóstia a ser consagrada.
Durante a homilia, o arcebispo refletiu sobre a importância de Nossa Senhora na construção do Reino de Deus: “Nossa Senhora esteve presente na primeira comunidade formada pelo Senhor, que se expandiu por todo o mundo. A cruz não impediu Maria de ter a alegria interior de colaborar com o Reino de Deus. Uma vez fazendo a vontade de Deus, nada nos impedirá de chegarmos a nossa meta.” E concluiu: Entre os tantos títulos referentes a Maria, temos o de Nossa Senhora da Graça, que traz nos seus braços a graça por excelência, Jesus Cristo.
O seminarista Abdon de Santana falou em nome dos leitores e acólitos. “Esta etapa da nossa caminhada é de suma importância, pois nos revigora na vocação. Grande graça é oferecer as nossas mãos para o serviço do Senhor”, afirmou.

Após a celebração, sacerdotes, seminaristas, familiares, amigos e fiéis presentes participaram de confraternização ao no terraço da Catedral da Sé.
Seminaristas que receberam os Ministérios de Leitorato e Acolitato
* Abdon de Santana M. dos Santos
* Antônio Diego Santos da Cunha
* Gutemberg de A. Machado
* João Pedro A. Alves de Holanda
* José Romualdo de Oliveira
* Marlon Lauriano dos Santos
* Robson Soares da Silva
* Rodrigo Soares de Almeida
* Rogério José da Silva
O que são os Ministérios de Leitorato e Acolitato?
São ministérios instituídos – não ordenados – e que remontam a uma antiga tradição da Igreja. São necessários para aqueles que receberão as ordens sagradas, ou seja, o diaconato e presbiterado (sacerdócio).
O leitor é instituído para fazer a leitura da Palavra de Deus na assembléia litúrgica tanto na Missa como nos outros atos sagrados. Incutida no ministério de leitor está à missão de instruir na fé crianças e adultos para receberem dignamente os sacramentos.
O acólito é instituído para ajudar o diácono e o sacerdote. Cuida do altar e auxilia os ministros ordenados nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da missa. Pela instituição, torna-se ministro extraordinário da Sagrada Comunhão e, dessa forma, pode distribuir a hóstia sagrada durante a missa ou levá-la ao
s enfermos.

Fonte: Arquidiocese de Olinda e Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário