sábado, 22 de outubro de 2011

Dom Fernando concede Ministérios de Leitorato e Acolitato a seminaristas

 


O Seminário Nossa Senhora da Graça, em Olinda, Região Metropolitana do Recife, celebrou entre os dias 17 e 20 de outubro a festa de sua padroeira. O Tríduo teve como tema central ‘As várias faces de Maria’ e foi realizado na Capela do Seminário. Nesta quinta-feira, 20, nove seminaristas receberam os Ministérios de Acolitato e Leitorato das mãos do arcebispo metropolitano, dom Fernando Saburido.
Todas as noites os fiéis participaram das Missas presididas pelos neo-sacerdotes, Acácio Carvalho, Hélio do Nascimento, Ivan Maciel e Rivadávio de Barros. Ordenados no último dia 1º.

O encerramento das festividades foi na Catedral da Sé. Mantendo a tradição, o arcebispo concedeu a nove seminaristas, que estão no segundo ano do curso de Teologia, os Ministérios de Acolitato e Leitorato. Os leitores na recepção desse ministério receberam das mãos de dom Fernando a Bíblia Sagrada. No rito de instituição do ministério de acólito, o candidato recebe das mãos do Bispo, a patena com a hóstia a ser consagrada.
Durante a homilia, o arcebispo refletiu sobre a importância de Nossa Senhora na construção do Reino de Deus: “Nossa Senhora esteve presente na primeira comunidade formada pelo Senhor, que se expandiu por todo o mundo. A cruz não impediu Maria de ter a alegria interior de colaborar com o Reino de Deus. Uma vez fazendo a vontade de Deus, nada nos impedirá de chegarmos a nossa meta.” E concluiu: Entre os tantos títulos referentes a Maria, temos o de Nossa Senhora da Graça, que traz nos seus braços a graça por excelência, Jesus Cristo.
O seminarista Abdon de Santana falou em nome dos leitores e acólitos. “Esta etapa da nossa caminhada é de suma importância, pois nos revigora na vocação. Grande graça é oferecer as nossas mãos para o serviço do Senhor”, afirmou.

Após a celebração, sacerdotes, seminaristas, familiares, amigos e fiéis presentes participaram de confraternização ao no terraço da Catedral da Sé.
Seminaristas que receberam os Ministérios de Leitorato e Acolitato
* Abdon de Santana M. dos Santos
* Antônio Diego Santos da Cunha
* Gutemberg de A. Machado
* João Pedro A. Alves de Holanda
* José Romualdo de Oliveira
* Marlon Lauriano dos Santos
* Robson Soares da Silva
* Rodrigo Soares de Almeida
* Rogério José da Silva
O que são os Ministérios de Leitorato e Acolitato?
São ministérios instituídos – não ordenados – e que remontam a uma antiga tradição da Igreja. São necessários para aqueles que receberão as ordens sagradas, ou seja, o diaconato e presbiterado (sacerdócio).
O leitor é instituído para fazer a leitura da Palavra de Deus na assembléia litúrgica tanto na Missa como nos outros atos sagrados. Incutida no ministério de leitor está à missão de instruir na fé crianças e adultos para receberem dignamente os sacramentos.
O acólito é instituído para ajudar o diácono e o sacerdote. Cuida do altar e auxilia os ministros ordenados nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da missa. Pela instituição, torna-se ministro extraordinário da Sagrada Comunhão e, dessa forma, pode distribuir a hóstia sagrada durante a missa ou levá-la ao
s enfermos.

Fonte: Arquidiocese de Olinda e Recife

terça-feira, 18 de outubro de 2011

É MISSÃO "BOTE FÉ"




   Nos dias 05 e 06 de novembro, realizar-se-á um encontro com os jovens (liderancas) de nossa Paróquia, junto a outros jovens do Convento Santo Antônio de Igarassu, das Religiosas do Sagrado Coração de Jesus. Será um momento de aprofundamento da FÉ, partilhas e escutas. Iremos escultar um pouco a voz do Senhor atravez de vigília, orações comteplativa e oficinas.

 Inscrições na secretaria da Paróquia, fone 3449-6515
 ou com as lideranças de sua  Comunidade.

domingo, 16 de outubro de 2011

Últimos votos do Ir. Bira, SJ




   Video da Celebração Eucaristica, dos últimos votos do Irmão Bira, SJ, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, presidida pelo superior Provincial dos Jesuítas, Pe. Miguel Martins Filho, SJ e concelebrada por varios padre Jesuitas da Provincia Brasil Nordeste.

sábado, 8 de outubro de 2011

Enchei-vos 2011

Renovação Carismática arquidiocesana realiza Enchei-vos 2011 !!!


 A Renovação Carismática Católica (RCC) da Arquidiocese de Olinda e Recife promove, no próximo domingo, 9, o ‘Enchei-vos 2011′. O evento, que tem como tema “Por causa da Tua palavra, lançaremos as redes” (Lc. 5, 5), chega a sua 28ª edição e reúne milhares de católicos no Chevrolet Hall, em Olinda, Região Metropolitana do Recife. O encontro começa cedo, às 8h e segue com programação até o final da tarde.
 
  O evento contará com a presença do arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, que às 11h presidirá a Santa Missa. Haverá momentos de adoração e a pregação com o fundador do Santuário da Divina Misericórdia, em Arcoverde, padre Adilson Simões. O louvor ficará por conta do Ministério das Artes Diocesano da RCC e haverá o show Canta PE, que reúne grandes nomes da música católica pernambucana.

 
  Os ingressos serão vendidos a partir das 14h, deste sábado nas bilheterias do Chevrolet Hall. A coordenação da Renovação Carismática pede que os passaportes não sejam adquiridos aos cambistas e sim, nas bilheterias para evitar a compra de ingresso falsificados. No encontro haverá arrecadação de alimentos não perecíveis, que serão doados à Comunidade Boa Nova e à Fraternidade O Caminho.

 
Enchei-vos 2011

 
Local: Chevrolet Hall
Avenida Governador Agamenon Magalhães – Salgadinho – Olinda

 
Data: 9 de outubro de 2011

 
Horário: das 8h às 17h

 
Informações: 3423-3459

Diocese de Petrolina

Novo bispo de Petrolina toma posse neste sábado

  



O novo bispo da Diocese de Petrolina, Sertão do Estado de Pernambuco, dom Manoel dos Reis de Farias, toma posse neste sábado, 8. O bispo chegará à cidade às 17h30 e será conduzido em carro aberto até a Catedral de Petrolina onde será recebido por bispos, padres, religiosos e pelos fiéis. Na igreja, dom Manoel receberá das mãos do arcebispo de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido, o governo da diocese.
Para receber o novo pastor, a Igreja local se prepara desde o dia 27 de julho, data em que o papa Bento XVI nomeou dom Manoel, então bispo de Patos (PB) para a Diocese de Petrolina. O Sumo Pontífice aceitou o pedido de renúncia de dom Paulo Cardoso, feita após ter completado 75 anos, idade limite para ocupar o cargo. A programação começa às 9h, quando o novo bispo chegará ao fronteira territorial das diocese de Salgueiro e Petrolina. Neste momento, ele receberá as chaves da diocese das mãos do administrador apostólico e bispo emérito de Petrolina, dom Paulo. O bispo visitará ainda sua terra natal, Orocó; Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande.
Dom Manoel será recebido às 16h30, por autoridades petrolinenses na Serra da Santa, onde o prefeito, Júlio Lócio, fará entregará as chaves da cidade. Já às 17h30, os fiéis o aguardarão na Catedral . Lá ele será aclamado através de cântico composto pelo arcebispo emérito. A solene missa de posse será celebrada na Concha Acústica, em frente à igreja. Neste momento a bula de nomeação será apresentada ao Colégio de Consultores, que declarará a sua autenticidade. Em seguida, dom Fernando Saburido entregará o báculo episcopal, que representa o governo da diocese, ao novo bispo.
Transmissão - A posse de Dom Manoel, 7° bispo de Petrolina será transmitida ao vivo pela TV Rainha dos Anjos, através do site da diocese www.diocesedepetrolina.org.br.

Antecessores - A Diocese de Petrolina foi criada em 30 de novembro de 1923, pelo papa Pio XI sendo governada até o presente ano, por seis bispos: dom Antônio Maria Malan(1924-1931), dom Idílio José Soares ( 1933-1943), dom Avelar Brandão Vilella (1946-1956), dom Antônio Campelo de Aragão (1957-1975), dom Gerardo Andrade Ponte (1975-1985), dom Paulo Cardoso da Silva (1985-2011).

Dom Manoel - O novo bispo de Petrolina, dom Manoel dos Reis de Farias, nasceu no dia 23 de abril de 1946, em Orobó (PE). Foi ordenado padre em 6 de janeiro de 1983. Em agosto de 2010, foi nomeado bispo da diocese de Patos e recebeu a ordenação episcopal no dia 10 de novembro do mesmo ano. Tem especialização em Direito Canônico e seu lema episcopal é “Servir na unidade”.


fonte: Arquidiocese de Olinda e Recife

sábado, 1 de outubro de 2011


TRÍDUO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS 



Vinde conosco louvar a Cristo,
homenageando São Francisco de Assis,
nosso Pai Seráfico, com as Irmãs Franciscanas de Maristella,convidados e toda a comunidade.


TEMA GERAL: “SÃO FRANCISCO DE ASSIS E A CRIAÇÃO”


 PROGRAMAÇÃO:

01/10/11 – São Francisco de Assis e a Irmã ÁGUA. 
             
02/10/11 – São Francisco de Assis e o cuidado com a Mãe TERRA.
  
03/10/11 – São Francisco de Assis e a Harmonia do AR.
Obs: Segunda, encerrando ao ar livre com um “Lual” em frente à capela.
HORÁRIO: 19h 30min


PAZ E BEM!!!

Local: Capela N. Sra. da Bondade – Alto da Bondade – Olinda