quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Vocação Sacerdotal

   Na primeira semana estamos rezando pelos sacerdotes.
 
    

     Mas o que é a vocação Sacerdotal?

  Trata-se de uma vocação específica. Por ela, o homem é chamado a servir e, através dele,  Cristo garante a continuidade de sua ação salvadora. É por meio dos que o representam sacramentalmente fazendo às vezes do Bom Pastor, que o Cristo anuncia a sua Palavra, celebra os Sacramentos, lidera e conduz a Comunidade ao encontro do Pai.
                              
                                   
                                       
  A missão do sacerdote é levar o povo para um encontro com o Cristo Vivo e amigo.






terça-feira, 9 de agosto de 2011

Agosto





  O mês de agosto, para a Igreja no Brasil, é dedicado à reflexão e oração pelas vocações. É o mês em que as comunidades são chamadas a refletirem sobre a forma de como estão cultivando as vocações, ao mesmo tempo em que elevam suas preces ao Deus providente para que “continue a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas e comunidades” repetindo o convite do seguimento a muitas crianças, jovens e adultos. O mês em que as comunidades rezam pedindo coragem às pessoas convidadas e força aos que abraçaram uma vocação específica “para que sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade” (João Paulo II).

              
 

  A vocação é um dom de Deus que implica numa resposta da pessoa chamada. É uma graça que Deus dá às pessoas para ajudá-lo a concretizar o seu projeto de amor através da vida sacerdotal, religiosa, familiar e leiga.
Deus chama e dá o carisma. Se está diminuindo o número de famílias que dão testemunho de fidelidade a Jesus Cristo, e se são poucos os padres e religiosos e existe carência de pessoas para trabalharem na catequese, no serviço da caridade e na animação das comunidades, não é porque Deus deixou de chamar. A deficiência se deve ao fato de muitos dos chamados não se disporem ao seguimento, ou não encontrarem terreno propício para o cultivo da sua vocação.


 Em razão de no dia 04 de agosto celebrarmos São João Maria Vianey, o Cura d’Ars, que é padroeiro dos padres diocesanos, o primeiro domingo do mês é dedicado à vocação sacerdotal. Para os padres e bispos da Diocese, a comemoração começou com dois dias de curso sobre a “identidade e espiritualidade do padre” e um dia de confraternização marcado pela missa de ação de graças, almoço e tarde de convivência no dia 04 de agosto. No final de semana os padres celebram com suas comunidades, unindo-se ao povo no pedido por mais vocações à vida sacerdotal e por fidelidade aos que foram chamados.


  Nos domingos seguintes, celebraremos a vocação dos pais e a Semana Nacional da Família (14 de agosto); a vocação dos religiosos e das religiosas no dia 21 de agosto e a vocação dos cristãos leigos, com destaque para as catequistas, no dia 28 de agosto.
Convidamos a todos os batizados a se empenharem em viver e testemunhar, na alegria, a sua vocação a serviço do Reino de Deus. Que todos se unam às suas comunidades para orar por vocações ao longo dos quatro domingos do mês de agosto, atendendo ao mandato de Cristo: “Pedi ao Senhor da Messe que mande operários para a sua Vinha” (Lc 10,2).

Dom Canísio Klaus

Bispo de Santa Cruz do Sul - RS



Sentimentos

  Nossa Paróquia ficou abalada com a notícia do acidente vitimou 3 jovens, deixando um muito ferído, todas da Comunidade de São Sebastião, do Auto da Conquista .
  Pedimos orações pelos que faleceram, pelos familiares e pela recuperação de nosso irmão Flávio, que está hospitalizado !!!
 

quinta-feira, 28 de julho de 2011

O Pergrino.


Vida de Santo Inácio de Loyola





Infância e Adolescência:
 
  Inácio teve dez irmãos, seus pais eram Beltrão Ibáñes e Maria Sánchez de Licona, pertencentes à nobreza. Em seus primeiros anos de vida não demonstrava bem o que deveria ser futuramente. Pouco sabemos de sua infância ou adolescência. Com certeza teve sua vida de trabalho como qualquer outro jovem. Em Arévalo aprendeu a escrever, recebeu instrução militar e, sobretudo, captou o espírito de luta, de lealdade e cortesia que os "grandes" da Espanha de então viviam.



Vida Adulta:
 
  Homem teimoso, com desejos fortes e persistentes, sempre lutava e buscava realizar sua vontade, seus sonhos. Buscava e sonhava com mulheres ricas. Buscava sempre o difícil. Quando ele se converteu continuou a buscar coisas grandes, ou seja, ele colocou o seu desejo à vontade do Reino de Deus.  Ele não mudou a sua personalidade, apenas inverteu o objeto de desejo, agora o reino de Deus, entregar a vida a Jesus e transformar o mundo com seu testemunho.




Conversão:
 
  Inácio teve o seu momento de queda, ou seja, aquela batalha em Pamplona não foi por acaso, Deus usou daquele acontecimento para mostrar a Inácio que a vida não se resumia em batalhas externas, mas sim que há batalhas internas, espirituais e assim ele percebeu o que era de maior importância.





Homem Santo - Místico:
 
   Depois de tudo que passou, enfrentou, experimentou, Inácio tornou-se um místico, um santo, não por mágica, mas sim por mérito de Deus e graça, dom puramente. Tudo isso ele foi construindo através de muito discernimento, ou seja, escutou a voz de Deus, percebeu as moções de Deus para si, não teve medo de estar pré-disposto e disposto a receber e acolher a vontade de Deus. Em tudo que ele fazia colocava um esforço especial. Pois sabia que era para a maior glória de Deus.

terça-feira, 26 de julho de 2011


             Festa de Santo Inácio de Loyola

De 29 à 31 de julho a Comunidade do Caenga, comemora a festa de seu padroeiro.

Tema: Com Santo Inácio de Loyola, na companhia de Jesus, em defesa da vida.

Programação:

   Dia 29\07 Abertura do tríduo e inauguração da frente da Igreja.
   
   19:00h Celebração Eucarística com Pe. Moreira, SJ.
  Convidados: N. Sra. do Perpetuo Socorro, N. Sra. da Esperança, Legião de Maria, São José, N. Sra. Auxiliadora, Cristo Rei e São Sebastião.
Tema da Noite: Santo Inácio meditando e percebendo as tentações.

  Dia 30\07 - Segundo dia do tríduo.
   19:00h Celebração da Palavra.
  Convidados: N. Sra. do Carmo, Santos Anjos da guarda, N. Sra. da Bondade, Divino Espírito Santo, Sta. Terezinha, Sto. Antônio, São Miguel e São José(Sapucaia)
  Tema da noite: As regras espirituais de Santo Inácio.

Dia 31\07 Encerramento e festa de Santo Inácio.

    19:30h Celebração Eucarística com Pe. Moreira, SJ.
   Convidados:  Vocacionados, Ministros extraordinário, ECC, RCC, Obra de Maria, Sta. Rita de Cássia, N. Sra. da Salete, N. Sra. Aparecida, Sagrado Coração de Jesus e demais Comunidades da Paróquia.
    Reflexão da noite: Lembrando Sto. Inácio na busca constante da fidelidade a Cristo, com sua MAXIMA especial: “Hoje posso ser melhor que ontem”.  

   
Oração de Santo Inácio

                                                   Tomai, Senhor, e recebei 
                   toda a minha liberdade e a minha memória também.
                     O meu entendimento e toda a minha vontade,

                 tudo o que tenho e possuo vós me destes com amor.
              Todos os dons que me destes com gratidão vos devolvo.
                   Disponde deles, Senhor, segundo a vossa vontade.
                      Dai-me somente o vosso amor, vossa graça.
                          Isto me basta, nada mais quero pedir.


 


sábado, 16 de julho de 2011

Ordenação Sacerdotal

Formação Catequética.



        No dia 23 de julho, no “Centro Arquidiocesano de Pastoral”, na Várzea (antiga cúria metropolitana), haverá uma formação com os catequistas da Arquidiocese.
  O evento tem como tema:" Catequese de Iniciação Cristã com Leitura Orante da Bíblia".
  O palestrante será o padre gaúcho Leomar Antônio Brustolin. O sacerdote é autor de 17 livros, coordena um grupo de pesquisa da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e assessora cursos sobre Catequese com Leitura Orante.
 O objetivo do curso é aprofundar a metodologia da catequese como iniciação cristã.  Devem participar catequistas e candidatos à catequista de nossa Paróquia.
  O encontro terá inicio às 08:00h até as 17:00h.
  A taxa de inscrição é de RS 2,00 e deve ser feita no local do evento. Informações na secretaria paroquial pelo telefone: 3449-6515.